sexta-feira, 23 de março de 2012

PASSEIOS AO DELTA DO PARNAÍBA

DELTA DO PARNAÍBA

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969

DELTA DO PARNAÍBA

O delta do Parnaíba é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam as seguintes barras: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos de lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. A região do delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão. É hoje o maior produtor de caranguejos do país, e as suas belezas naturais têm atraído turistas do mundo inteiro.
Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba:  unidade de conservação administrada pelo IBAMA, criada pelo decreto S/Nº, de 28.08.1996, por solicitação de ambientalistas. É uma importante área da zona costeira brasileira por formar o único delta em mar aberto das Américas, com mais de 75 ilhas e ser um santuário de reprodução de diversas espécies de peixes, caranguejos, lagostas e camarões. A unidade protege também estuários onde se reproduz o peixe-boi marinho. Possui uma área de 313.800 hectares e está localizada na região meio norte do Brasil, abrangendo os Estados do  Piauí e Maranhão. Esta APA possui aproximadamente 3.031 km2 e seu acesso é feito pela BR 343 até Parnaíba, a partir de onde se torna possível visitar o delta por meio de embarcações.  As Áreas de Proteção Ambiental (APA) pertencem ao grupo de unidades de conservação de uso sustentável. Constituídas por áreas públicas e/ou privadas, têm o objetivo de disciplinar o processo de ocupação das terras e promover a proteção dos recursos bióticos e abióticos dentro de seus limites, de modo a assegurar  o bem-estar das populações humanas que aí  vivem, resguardar ou incrementar as condições ecológicas locais e manter  paisagens e atributos culturais relevantes.

Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba:
 criada pelo Decreto S/Nº, de 16/11/00 dentro da  área da APA. A Reserva Extrativista denominada RESEX Marinha do Delta do Parnaíba, tem o objetivo de garantir a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, tradicionalmente utilizados pela população extrativista da área. Abrange os Estados do Piauí e Maranhão (município de Ilha Grande – PI e Araióses – MA), em uma área de 275,6 km2 e solicitada por 3.600 famílias. As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais destinados à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis, por populações tradicionais. Em tais áreas, é possível materializar o desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental, com interesses sociais de melhoria de vida das populações que ali habitam.

Extração de Caranguejo
: a captura de caranguejos ocorre em áreas de mangue e utiliza a mão-de-obra de centenas de pessoas que ali permanecem durante toda a semana, só retornando para suas casas no final de semana. A produção diária é em torno de 20 cordas (de quatro caranguejos) e é transportada em barcos ou canoas para o Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande. Ali, é embarcado em caminhões para Fortaleza, mercado quase exclusivo para as dezoito toneladas produzidas semanalmente. O ganho de um catador de caranguejo varia de 1,5 a 3,5 salários mínimos, dependendo da demanda pelo crustáceo. Durante o transporte até Fortaleza, estima-se em 40% a mortalidade, devido às condições inadequadas. A queda da produção homem/dia e do tamanho dos caranguejos capturados justifica-se pelo desmatamento do mangue e pelo aumento na captura. A importância social e econômica da exploração do caranguejo para um significativo número de famílias requer que a atividade seja controlada e monitorada para melhoria das condições de vida dos pescadores, manutenção do estoque e mediação dos conflitos de uso.


PASSEIOS AO DELTA DO PARNAÍBA



Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969


PASSEIOS AO DELTA DO PARNAÍBA:  saídas diárias, no Porto dos Tatus – Ilha Grande - em barcos com capacidade média de 60 passageiros. Passeio pelo Rio Parnaíba, sua principal foz, igarapés, dunas e povoados  ribeirinhos. Duas paradas para banho e caminhadas. Um passeio onde você confraterniza com vários grupos, faz amizades, troca telefone e diverte-se, pois há uma verdadeira interação, sinergia, aproximação entre as pessoas. Algo que estamos buscando hoje em todos os níveis.  Almoço e caranguejada incluídos.
Duração do passeio: 6horas.

PASSEIOS PELO DELTA EM LANCHAS RÁPIDAS: pequenas embarcações que levam os turistas ao delta do Parnaíba para observar a fauna local. Esse passeio tem um valor a mais, pois você pode chegar mais próximo dos jacarés, observar as garças brancas e pardas (raras), os guarás, as iguanas e deslumbrar-se com o branco das dunas para, em seguida, avistar o azul do oceano atlântico.
Duração do passeio : 3 a 4 horas.

SAFARI DIURNO: o passeio acontece de acordo com o nível das marés. É feito de canoa, entrando nos igarapés e manguezais, para observar os animais e a beleza das altas arvores, escutar o som dos pássaros, vivenciar um dia de calma e paz que hoje tanto buscamos.
Duração do passeio: 04 a 06 horas

SAFARI NOTURNO: passeio de canoa feito à noite pelos igarapés do delta do Parnaíba, para observação de jacarés, cobras, iguanas e pássaros. Ao escolher a noite, o turista viverá uma experiência inesquecível, descobrindo a magia no delta, curtindo o luar, ouvindo as belas historias de pescador. E quem sabe, encontrando o tesouro deixado pelos primeiros descobridores do delta.
Duração do passeio: 03 a 4 horas

PESCARIA DE PIRANHAS: pescaria feita com acompanhamento de profissionais, através de agência especializada, onde ali mesmo podemos saborear o peixe e o caranguejo que pescamos. A pescaria farta encontrada no delta do Rio Parnaíba leva o turista a emoções distantes e traz de volta doces lembranças de sua infância que certamente o animarão e lhe darão belos e saudosos dias de tranqüilidade e energia positiva para voltar ao seu cotidiano.
Duração do passeio: 03 a 4 horas

Morais Brito Viagens e Turismo
Fone: (86) 3321-1969
Site: www.deltadoparnaiba.com.br
Reservas: http://www.deltadoparnaiba.com.br/formul.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário